Home Estudos Bíblicos A Historia da Igreja
A Historia da Igreja PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
A Historia da Igreja
Pagina 2
Pagina 3
Pagina 4
Pagina 5
Todas as Páginas

ROMANOS - Dominavam o mundo em 50 AD, possuíam uma administração eficiente em termos de governo e política.Religião predominantemente Cristã, “Paz Universal” (Pax Romana), tempo definitivo que acabaram-se as guerras, tornando as viagens mais seguras e cômodas.

GREGOS - Possuíam alta intelectualidade, Filosofias, no séc.III aC surgiu Sócrates discutindo assuntos relacionados a pensamentos cristãos, e o grande enfoque é a língua Grega que fora  utilizada como universal, mais conhecida como KOINE ou dialeto comum.

JUDEUS - O Judaísmo,enquanto religião mais antiga e monoteístas, eram também mais bem organizados e possuíam os escritos do Pentateuco (Gen., Êx., Lev., Núm. e Deut.), onde continham relatos de vida com Deus. A dispersão dos Judeus em virtude dos Cativeiros, contribuíram para a expansão do cristianismo e a esperança de um Salvador.

 

APOSTASIA A NOVA RELIGIÃO

Romana - Seitas heréticas -helenistas, teologia espírita.

Judaica - Não acreditavamser Jesus o Messias

Grega - Povo muito racional- Filosofias - Epicurísmo - superficial, interesseiros, egoístas,           Estoicísmo - criteriosos,radicais em seus ensinos doutrinários.

Jesus mesmo, não veio constituir uma nova religião, até por que ele era Judeu e pertencia ao Judaísmo(Jo.1.12).

Jesus ensinou o batismo com água para purificação, consagração do discipulado (formação de líderes), Ceia do Senhorem celebração de seus sacrifícios.

Após a ascensão de Cristo e o dia de Pentecostes,iniciou-se o trabalho de propagação do evangelho. Vemos Pedro (considerado primeiro Papa). Logo surgiram os primeiros missionários.

Com a igreja primitiva era na sua maioria pessoas pobres, não possuíam condições de construírem um templo próprio, assim iniciaram-se as reuniões domésticas.

AMBIENTE EM QUE CRESCIA A IGREJA

Domínio do império Romano, decadência moral e organizacional (Províncias), desonestidade comercial, exploração da mão de obra escrava, prostituição, desvalor ao casamento.

Com isto ocorrido, os inimigos Germânicos atacaram e dominaram os Governos outrora Romano e Dioclesiano observando aextensão das terras dividiram-na em quatro governos, sendo dois que ficariam em Roma e dois em Nicomédia, na Ásia Menor. Sua duração foi curta dado que Constantino veio e dominou todos, tornando-se único governante ou imperador.

APOLOGISTAS OU DEFENSORES INTELECTUAIS DO CRISTIANÍSMO

Justino - Grego, Filósofo, depois deconhecer a Cristo, percorria todos os lugares que os filósofos ensinavam dizendo ser Cristo como verdade absoluta, até seu martírio (100 - 165).

Tertuliano - Advogado, ao se converter parao cristianismo, já era dominador da verbalização e pensamentos extraordinários,colocou-se então em defesa dos cristão contra as falsas acusações, salientandoo poder da verdade cristã. (160-320)

Orígenes de Alexandria, cristão desde seu nascimento, grande mestre com apenas 18 anos, ensinava as verdades cristãs nas escolas para cristãos e não cristãos.