Home Reflita Conversão
Conversão PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Conversão
pagina 2
pagina 3
pagina 4
Todas as Páginas

A palavra conversão é a determinante de mudança de rumo ou de indicação de mudança de trajetória. No grego podemos encontrar as traduções epístrofe que significa conversão ou voltar atrás, epistrefo que também tem o significado de voltar, ou virar-se e por fim strefo  que quer dizer voltar-se ou dar meia volta. Encontraremos também a palavra grega metabalo que define mudar ou transformar.

Já no velho testamento encontraremos duas palavras, derivadas do hebraico que serve para expressar um sentimento profundo, de tristeza ou de consolo (nachan) e também (shubh)  que significa regressar.

Um retorno àquele de quem o homem foi separado pelo pecado, ou seja, a criação separada do criador pelo evento da desobediência  que gerou o pecado. Uma vez separado Deus teria que preparar um processo de regresso do caído.

 

Deus escolheu um povo e passou a usar patriarcas e profetas para preparar um caminho ao evento que determinaria a regra definitiva para a s alvação de sua criação maior, o homem, mas como havia um tempo para isso acontecer, Ele criou alguma regras comportamentais interme-diarias para este povo chegar ao objetivo desejado por Ele, o que chamamos de primeira e segunda lei do Antigo testamento, um processo piloto para dar base ao processo definitivo.

Não havia ainda uma regra específica de como apagar as transgressões praticadas desde a criação e alcançar a salvação. O Homem, separado de Deus começou a criar suas próprias regras e não deu ouvidos aos levantados do povo escolhido para anunciar a vontade dEle.

Nem os eventos criados por Deus através de seus levantados a representar sua indignação, muda a ação do homem de separar-se cada vez mais dEle pelos pecados, então foi por isso que Ele preparou um novo evento para iniciar um processo novo, para quem se convertesse por vontade própria aceitando esta nova regra, a saber, Jesus Cristo autor e consumador deste novo processo. O Processo da salvação por meio de um evento cristão anunciado pelo ministério de Jesus e registrado nos evangelhos.

Emprega-se, hoje geralmente, a palavra Conversão então para significar aquela primeira experiência do homem, abandonando o pecado para seguir a Jesus Cristo.

Encontramos então, a palavras mais comuns utilizadas para dar sentido à conversão no Grego que são:

  1. Epístrofe; Epistrefo ou Strefo   - Significa dar meia volta ou voltar atrás.
  2. Metabalo – mudar; transformar;

Conversão em qualquer linguagem significa estar indo numa direção e decidir voltar ao contrario. Mas isto apenas sinaliza uma mudança de trajetória.

A Conversão tanto é um Evento como um Processo:

  1. Evento = Acontecimento; Sucesso; Êxito;
  2. Processo = Método ou modo de fazer alguma coisa; Ato de proceder ou andar; Seguimento ou decurso;