Home O Cristão na Cozinha Doces para sua Festa
Doces para sua Festa Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Doces para sua Festa
pagina 2
pagina 3
pagina 4
pagina 5
pagina 6
Todas as Páginas

Pudim de Leite

Ingredientes
Pudim:
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
3/4 de xícara (chá) de adoçante dietético em pó (não use aspartame)
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de essência de baunilha
Calda:
60 g de ameixa preta
1 xícara (chá) de água
Modo de Preparo
Pudim:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em forma para pudim, untada com margarina, e por cima coloque papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria por 40 min. Retire o papel e deixe mais 5 min. Depois de frio leve à geladeira.

Calda:
Deixe as ameixas de molho na água por 3 horas, depois jogue a água fora e coloque mais 1 xícara (chá) de água. Leve ao liquidificador e coloque um pouquinho de adoçante.

Arroz doce
Ingredientes:

2 xícaras de arroz cru
raspas de 1 limão
1 pitada de sal
1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara de uvas passas sem sementes

Cozinhe o arroz em 1 litro de água com a casca de limão e o sal. Junte os demais ingredientes e deixe no fogo até ficar consistente. Despeje em fôrma para pudim. Desenforme depois de frio e sirva com ameixa preta e caldo de vinho.



Alfajor Rogel

Ingredientes
Para a massa
3 xícaras (chá) ou 400 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga amolecida
1 colher (sopa) de açúcar
8 gemas
1 ovo inteiro
1 cálice de álcool diluído em 1 colher (sobremesa) de água
Para o recheio
4 l de leite
1 kg de açúcar diluído em 2 xícaras (chá) de água
1 fava de baunilha ou 1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Para o marshmallow
6 claras
12 colheres (sopa) de açúcar
2 copos de água

Modo de fazer
1. Para fazer a massa, coloque a farinha sobre uma superfície lisa e faça uma cavidade no meio. 2. Nesse buraco, adicione a manteiga, o açúcar, as gemas e o ovo.

3. Despeje o álcool enquanto desmancha as gemas com os dedos. 4. Misture a massa e divida em 6 porções iguais.

5. Abra as porções de massa em círculos com cerca de 25 cm de diâmetro. 6. Asse os discos até eles começarem a dourar.

7. Retire do forno e deixe esfriar. Os discos podem ser guardados por 3 dias. 8. Faça o recheio: em uma panela grande, aqueça o leite em fogo alto até levantar fervura.

9. Quando ferver, adicione o açúcar e mexa. Abaixe o fogo e junte a baunilha. 10. Com uma colher de pau, mexa por mais 30 minutos.

11. Jogue o bicarbonato, mexa rápido para não empelotar e desligue o fogo. 12. Bata as claras em ponto de neve, para fazer a cobertura.

13. Prepare uma calda com o açúcar e a água. Retire do fogo quando começar a escurecer. 14. Adicione a calda às claras enquanto bate lentamente a mistura. Continue a bater por 10 minutos, até atingir o ponto de marshmallow.

15. Comece a montagem com um disco de massa. Cubra com o recheio de doce de leite. Repita a operação até colocar o último disco. 16. Sobre ele, disponha a cobertura. Cubra também a lateral do alfajor com o marshmallow.

Ambrosia
Ingredientes:
1 litro de leite
350g de açúcar
10 ovos
canela

Modo de Fazer:
Ferva o leite em uma panela grande com a canela e o açúcar por cinco minutos. Bata as claras em neve, junte as gemas e bata mais um pouco. Tire a canela e junte os ovos batidos no leite. Deixe cozinhar sem mexer por cinco minutos. Cozinhe mais um pouco em fogo brando. Para servir é só esperar esfriar. Coloque canela em pó por cima do doce.

Ambrosia Assada

Rendimento: 8 porções
Ingredientes
1 litro de leite
2 pedaços pequenos de canela em pau
3 cravos-da-índia
1 colher (café) de noz-moscada moída
5 ovos
4 gemas
2 xícaras (chá) de açúcar
10 gotas de suco de limão

1. Ligue o forno à temperatura média. Coloque em uma panela o leite, a canela, o cravo e a noz-moscada. Leve ao fogo e retire assim que levantar fervura. Reserve.

2. Bata os ovos e as gemas na batedeira por 4 minutos. Retire e passe por uma peneira. Junte o açúcar e misture até ficar homogêneo. Adicione, aos poucos, o leite morno, batendo com um batedor manual. Acrescente o suco de limão e bata por mais 1 minuto, ou até ficar homogêneo.

3. Despeje o creme batido em uma assadeira refratária de 28 x 19 cm e leve para assar em forno médio por 1 hora e 30 minutos, ou até obter um creme cozido. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva gelado em taças individuais decoradas com canela em pau ou fatias de limão.

AMENDOIM DOCE

Ingredientes:

2 1/2 xicaras de açúcar
500 gramas de amendoim
1 xícara de água
3 colheres, de sopa, de nescau
1 colher, de chá, de fermento
Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao forno, em uma assadeira, até comecar a secar, por 15 minutos. Vire os amendoins uma vez durante o cozimento.

Barras de chocolate com flocos

- ½ xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de castanhas de caju moídas
- 1 lata de leite condensado
- 100g de chocolate ao leite picado
- 200g de flocos de arroz
- 300g de chocolate cobertura ao leite para banhar

Coloque no fogo o açúcar e deixe escurecer um pouco junte as castanhas de caju e misture bem. Coloque o leite condensado e mexa até soltar do fundo da panela. Misture rapidamente o chocolate picado e mexa até ficar bem homogêneo. Deixe esfriar, modele as barras e passe nos flocos de arroz. Leve à geladeira durante 1 hora. Banhe em chocolate cobertura ao leite derretido. Leve à geladeira por 5 minutos.

Beijos de coco

Leve ao fogo numa caçarola 2 xícaras de leite com 450 g de açúcar. Quando começar a engrossar, retire, junte 1 coco ralado e 6 gemas. Leve de novo ao fogo, mexendo até despregar do fundo. No sia seguinte, faça bolinhas, passe em açúcar e deixe a secar.

BEIJO DE FREIRA
1 lata de leite condensado
3 ovos
5 colheres (sopa) cheias de manteiga
1 colher (café) rasa de sal
2 colheres (sopa) rasas de fermento royal
1 coco pequeno ralado
700g de maizena
MODO DE FAZER: Misture todos os ingredientes, menos a maizena, e junte-a por ultimo aos poucos até obter uma massa de consistência boa para enrolar. Faça bolinhas e amasse com garfo. Asse sobre tabuleiro untado em forno quente.

Biscoitos de mel

Modo de fazer:

Numa panela de ferro, levada ao fogo, derreta 500 gramas de melado, 250 gramas de manteiga, uma xícara de açucar e três colheres de chocolate em pó.
Depois que a mistura esfriar, acrescente seis claras batidas em neve, uma colher de bicarbonato de sódio e meia colher de sal amoníaco.
Junte o melado com dois quilos de farinha de trigo e misture bem.
Deixe a massa descansar por dois dias.
Passe pelo cilindro para deixá-la lisa e bem esticada.
Recorte as bolachas com forminhas próprias.
Depois de assadas, elas recebem a cobertura, feita com glacê.
Para o glaçê são usadas: três claras em neve para cada pacote de açúcar de confeiteiro de meio quilo, misturados a anilina de várias cores.

Biscoitos de Polvilho

Ingredientes:
1/2 kg de polvilho doce; 2 xícaras (rasas) de açúcar; 2 1/2 colheres (rasas) de manteiga; 1 colher de banha derretida; 4 gemas; 2 claras.
Modo de Preparo:
Amasse tudo muito bem e faça os biscoitos que vão assar em tabuleiros untados, em forno regular.

Bolinha de coco

Ingredientes:
3 cocos secos
1kg de farinha de tapioca
sal
2 xícaras de açúcar
óleo
açúcar com canela em pó

Modo de Fazer:
Bata o coco com água até fomar uma pasta. Acrescente o açúcar, sal e misture bem. Agora a metade da farinha de tapioca e mexa novamente. Deixe a massa descansar alguns minutos para crescer. Chegou a hora de enrolar, passe na farinha. Frite no óleo quente. Por último passe o bolinho na mistura de açúcar e canela.

Bolinho de queijo

Ingredientes:

5 claras em neve bem firme
300 gramas de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de maizena
1 xícara de farinha de rosca

Junte as claras com o queijo e a maizena e misture sem bater. Enrole croquetes e passe pela farinha de rosca. Frite os croquetes, aos poucos em óleo quente e escorra sobre papel absorvente. Sirva quente

 

Bomba

Massa
- 175 ml de água
- 100g de manteiga cortada em pedacinhos
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 4 ovos
- Manteiga para untar

Creme de confeiteiro

- 2 xícaras (chá) de leite
- 3/4 xícara (chá) de açúcar
- 2 ovos
- 4 gemas
- 1/4 xícara (chá) de amido de milho
- 50g de manteiga
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha

Fondant clássico

- 500g de açúcar
- 200ml de água
- 100g de glucose
- Gotas de limão

Massa

Leve ao fogo a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Deixe ferver e coloque de uma só vez a farinha. Ainda no fogo, mexa sem parar até que a farinha esteja totalmente incorporada e a massa forme uma bola que solte da panela. Retire do fogo e coloque a massa na batedeira, junte 3 ovos, um a um, até obter uma massa lisa e brilhante. O último ovo deverá ser acrescentado aos poucos, olhando sempre o ponto da massa. Aqueça o forno a 200ºC (forno quente) e unte uma assadeira com manteiga. Com o auxílio de um saco de confeiteiro, modele as bombas sobre a assadeira. Leve ao forno forte durante 10 minutos. Diminua a temperatura para 180ºC (forno médio) e deixe mais 15 minutos até que as bombas estejam bem douradas.

Creme de confeiteiro

Dissolva o amido de milho em 1/2 xícara (chá) de leite, junte os ovos, as gemas e misture bem até obter um creme de ovos. Reserve. Numa panela coloque o restante do leite, o açúcar, leve ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo. Acrescente esta mistura, ainda fervendo e aos poucos, no creme de ovos, mexendo sempre. Volte ao fogo e deixe engrossar. Desligue o fogo, coloque a manteiga, a essência de baunilha e o sabor desejado (chocolate ou café). Cubra com papel filme e leve a geladeira para esfriar. Recheie a bomba. Sabores opcionais: café - 1 colher (sopa) de café solúvel dissolvido em 1 colher (sopa) de água fervendo. Chocolate - 85 g de chocolate meio amargo picado dissolvido em 1/2 xícara (chá) de leite fervendo.

Fondant clássico

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo apenas para dissolver. Cozinhe a calda a 117ºC. Despeje a calda sobre o mármore molhado ou ligeiramente untado e trabalhe com uma espátula até obter uma massa opaca. Enrole o fondant em filme plástico e guarde na geladeira até o momento da utilização.