Home Estudos Bíblicos Confusão de Linguas - BABEL
Confusão de Linguas - BABEL PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Confusão de Linguas - BABEL
pagina 2
Todas as Páginas

Gênesis 11:1~9

O início do capítulo 11 detalha melhor a seqüência descrita no capítulo 10. A Bíblia utiliza muito essa forma de descrever um assunto 1º de forma geral e em seguida detalhar algo de maior interesse; podemos ver isso no início da Bíblia.

V.2; ??... terra de Sinar ;..."; que grupo era esse que se deslocou para essa terra?

Gênesis 10:8~10; Ninrode chefiava esse grupo na terra de Sinar.

V.3 e V.4; Qual era a ordem de Deus para os homens quando falou com Noé?

Vejamos

Gênesis 9:1 e 9:7; era para que os homens se espalhassem e povoassem toda a terra. O que este povo queria fazer? O contrário do que Deus havia falado; "para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra". Quase que em outras palavras; "para que não obedeçamos a Deus".


"Vamos tornar célebre o nosso nome; vamos pedir ajuda aos astros; vamos fazer uma torre". A torre sempre foi construída para adoração e consulta aos astros; isto vemos em todos os livros de histórias e enciclopédias.
O fato de terem usado tijolos no lugar de pedra e betume como argamassa para construírem a torre e alcançarem o céu, é um negócio muito sério; na Bíblia tudo tem um significado. Vejam que a Bíblia cita pedra e argamassa. Quem é a pedra na Bíblia, a rocha, que pode nos levar para o céu? É Jesus; mas eles fizeram tijolos, e tijolos precisam ser feitos pelos homens, são obras das mãos dos homens, percebem?
A arca foi betumada; betume significa expiação. Estudamos anteriormente que expiação é aplacação da ira de Deus contra o pecado. Betume é a mesma palavra utilizada para expiação. Então fizeram obras de suas mãos para chegarem ao céu e betumaram; era uma blasfêmia às coisas de Deus; usaram isso como tipologia contra os princípios de Deus.
 

V.5 a V.9; então o que Deus faz? Vejam a figura de linguagem utilizada; "Então desceu o Senhor para ver..." (V.5); "Eia, desçamos..." (V.7).


Isso se chama antropomorfismo; é atribuir a Deus a mesma linguagem do homem, para entendermos a Deus.
Então o Senhor vem e confunde a linguagem, sabe por quê? a linguagem era uma só, não era? A palavra tem um poder tremendo. Deus diz que se deixasse aquele povo daquela forma (v.6), não haveria restrição para tudo que intentassem fazer. Deus estava olhando o coração e sabia quais eram os intentos daquele povo.
O homem não é assim: "vou fazer uma coisa, ele fala e faz"?; tanto para o bem como para o mal, porque há poder na palavra.

  • O fato de Deus ter confundido as línguas foi uma benção; a maldição de Deus sobre as nações foi uma benção, pois deteve, deu uma parada naquela abominação que estava sem fim. O fato de Deus ter espalhado aquele povo para todo lado, foi graça, pois aquele povo junto, com a mesma linguagem, intentando tudo contra Deus, não iria ter fim. Então cada um começou a falar em línguas diferentes e os grupos foram se formando e tiveram que se separar como era a ordem original.

Jó 42:1~6; nenhum dos propósitos de Deus pode ser impedido.

  • A confusão de línguas não foi um juízo sobre a raça humana, como foi o dilúvio; foi uma maldição sim, sobre aquela época, um castigo, vamos chamar assim, mas não foi ainda um juízo. Um tempo, que está muito próximo chamado "tribulação", aí sim Deus vai julgar esse mundo; vai julgar o mundo, as nações que O deixaram de fora, a igreja apóstata que não tomará parte no arrebatamento e Israel que ainda como nação continua rejeitando o seu Messias.
  • A história das nações, no aspecto de Deus se relacionando com as nações e com a humanidade como um todo, termina aqui. Neste 3º período, vimos Deus querendo estabelecer o seu governo, o seu Reino, e Satanás apresentando através de Ninrode o outro reino, completamente oposto.
  • Aqui Deus termina de falar com a humanidade como um todo; daqui para frente Deus não vai mais se revelar como fez até aqui, por quê? A humanidade nessas 3 primeiras épocas rejeitou toda a revelação de Deus, disse não a Deus, disse não queremos a Sua interferência aqui na terra. As nações disseram "não" para Deus. Senão vejamos:

Deus age em 3 áreas aqui na terra em Seu relacionamento com o homem, como já falamos: área do governo, área da palavra e área da adoração.

No 1º período, qual foi a área que Eva rejeitou, fez do seu modo e foi a frente? A palavra; ela mudou a Palavra de Deus nessa época. Quando desobedecemos a Deus em qualquer uma dessas 3 áreas, as demais "vão juntas"; é impossível você desobedecendo uma das áreas, manter-se fiel a Deus nas demais. Então no 1° período o desencadeamento da rebeldia a Deus foi através da área da Palavra; eles rejeitaram a Palavra de Deus.