Home Reflita 2012 um ano de realizações!
2012 um ano de realizações! Imprimir E-mail
Índice do Artigo
2012 um ano de realizações!
pagina 2
pagina 3
Todas as Páginas

altJoão 14:1~15 Não se turbe o vosso coração...

(tur.bar) verbo

Turvar (-se), escurecer; TURVAR que é Tornar(-se) opaco; Sentido Figurado. Desequilibrar (-se) emocionalmente;  O Sentido colocado (traduzido) é Não deixe seu coração ficar desequilibrado a ponto de obscurecer seus pensamentos. No grego a tradução  é inquietar,preocupar, causar apreensão,pertubar... ou seja, não se turbe podemos definir melhor por não se preocupe ou não se inquiete, ou ainda, não se desespere.

Continuando o versículo para dar sentido ao texto, lemos o contexto imediatamente posterior...

Crede em Deus e crede também em mim! Concluímos que na época, Jesus falando aos discípulos, deixou claro que para eles não se desesperarem ,deveriam crer no Deus que diziam conhecer e agora na Palavra que Jesus trazia. Uma coisa é conhecer Deus, de ouvir falar ou até mesmo de andar com Ele, mas quantas vezes andamos com pessoas que não cremos serem amigas fiéis, não é mesmo? Andar com Jesus no adesivo do carro, no coração evangélico, no costume da igreja não significa que confiamos nEle. Quando nos deparamos com  a adversidade é que podemos medir nossa confiança em Deus. As vezes nos esquecemos por completo o que diz a Bíblia porque o nosso coração obscurece a razão e passamos a ficar turbados demasiadamente.

A palavra crer tem poder quando exercitada.

Categórico, Jesus afirma que esta é a solução para os nossos conflitos, mas e para chegar nisso? Não é freqüentando igreja que vamos conseguir e sim sendo a igreja que Jesus menciona. Igreja que é igreja (pessoa) crê mesmo que a situação seja totalmente desfavorável.  Hoje é muito comum ver a expressão dos “crentes”, durante o culto dentro das “igrejas” ,de infelicidade e desconfiança. Não diria que seja de Deus, mas do resultado que esperam de Deus.  Quando lembramos da oração que Jesus deixou como modelo:

Venha a nós o teu reino e seja feita a tua vontade...”, fica difícil para se alegrar, pois o meu governo tem que se desfazer e minha vontade tem que ser esmagada por um Deus que não entende os meus conflitos internos.  Jesus mais uma vez está certo, quando diz:

O que contamina, não é o que vem de fora e sim o que sai de dentro!

Ser contrariado esmaga o ego e neutraliza o amor a quem nos contraria!

Não se turbe o vosso coração... É plural, ou seja, não é você o único que sofre deste mal, eu diria que mais de 90% das pessoas, incluindo, líderes, têm o mesmo problema e o que está errado com esta gama de pessoas?

No versículo dois  e três de João quatorze, está uma das coisas em que devemos pensar:

Na casa de meu pai há muitas moradas; se não fosse assim eu não vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar; E seu for vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim, mesmo para que, onde eu estiver, estejais vos também.

A simplicidade do falar de Jesus complica demais nosso entendimento. Ele afirma que onde Deus habita existe um espaço reservado para os que para lá um dia irão por merecimento(imagine este lugar).

O maior sentido deste pequeno texto é que Jesus(homem) falava de um Deus glorificado com habitações glorificadas para pessoas que seriam tiradas da desgraça humana e colocadas ao lado do criador de todas as coisas. Um lugar mais do que especial, mais do que até podemos imaginar em termos de “diferente” ,do ja vimos ou conhecemos. Chamando este espaço de casa dá o claro sentido de posse(será seu lugar de habitação). Sem precisar comprar ou pedir receberemos  e mais uma vez sem merecer apenas por crer. Claro que crer envolve muitas coisas e falaremos disso mais adiante.