Home Reflita Sacrifique seu Isaque?
Sacrifique seu Isaque? Imprimir E-mail

Aprendendo com Abraão a obedecer Jesus!

Sacrificar seu isaque porque se o anjo não permitiu?Jesus já fez o grande sacrifício por voce, apenas saiba lidar com isso.Antes de entrarmos nos textos, um pequeno comentário:

Se cremos em Jesus, então, porque não recebemos as promessas?Promessas bíblicas! Assim eu quero usar dois textos básicos para falar de algo que interessa a mim e a você que se diz Cristão. Gostaria de salientar que:  Dizer não significa ser!

 

Baseado nestes dois textos tão distantes e que referenciam épocas tão diferentes quero trazer uma resposta de Deus para todo o cristão que faz a seguinte pergunta: Porque eu oro, canto, tenho ministério e vou a igreja direto ,mas, Deus não me responde e não se manifesta a mim

Porque a minha vida está cheia de aflições e tribulações sem solução?

 

 

Porque meu sonho e não se realiza?

Porque estou na igreja tanto tempo e nada acontece?

Às vezes estas perguntas são tão comum nas igrejas.As pessoas acham que não há unção no local que freqüentam e não há manifestações de Deus, mas é ai que quero fazer uma colocação importante.

Também não significa que quando há movimentos “pentecostais, de curas ou de revelação” significa exatamente que é Deus operando, porque a própria bíblia ensina para examinar se é o Espírito Santo mesmo quem está agindo naquele lugar ! Seres malignos estão também dentro dos locais de ajuntamento das igrejas(pessoas), porém a bíblia alerta que joio e trigo, ovelhas e bodes se misturam num mesmo ambiente.

Leia os textos:

Mt 24:24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos (homens com discernimento e retos de coração).

Agora  nos tempos atuais, ou seja, na atual igreja...

1 Tm 4:1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores (homens endemoninhados), e a doutrinas de demônios;(entenda que aqui se aplica a um evangelho que não vem de Cristo,mas de homens interessados na prosperidade terrena)

É forte né?

E este:

1 Jo 4:1 AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas(demônios humanizados) se têm levantado no mundo.

Nisto entendo que outros espíritos podem agir num movimento destes e dentro de uma igreja, porque não? Assim entendo que espíritos humanos emocionalmente afetados (Meninice) ou imundos (Demônios) é quem pode estar agindo ali, daí a necessidade de termos o dom de DISCERNIR ESPÍRITOS!

Agora entrando nos textos vamos aprender com Abraão a ação que todo Cristão(que obedece a Cristo e toma sua forma) deve ter.

Nossos textos são os seguintes:

Mateus 7: 7 e 8    e    Genesis 18: 23 ~ 33

Em Mateus, cap.7, nós podemos aprender que, tudo que pedimos será atendido, que podemos buscar que encontraremos e podemos bater que as portas se abrirão! Ainda no versículo 8, Jesus afirma que, quem pede  recebe,  quem busca, encontra e quem bate na porta , a porta se abre.

Primeiro precisamos entender algumas coisas básicas:

Pedir é a forma de expressar um desejo alimentado por objetivos e metas. Em outras palavras, o pedido deve ser objetivo e coerente. Deus jamais irá atender pedidos que não tragam resultados benéficos ou edificadores para nossa vida! Precisamos entender também que ninguém gosta de ser procurado só para atender, socorrer ou ajudar em alguma necessidade,ou seja, gostamos de ser procurados pelo que somos e não pelo que temos a oferecer! Deus é assim também. Como você se sente com as pessoas que se aproximam por puro interesse? E bater em alguma porta significa que você quer passar por ela ao ser convidado para entrar, não é mesmo? Quando você bate numa porta fecha você espera que ela se abra ao seu toque, não é assim?

Mas Jesus afirma que quem Pede, recebe, quem Busca , acha e quem bate a porta se abre, ou seja Ele afirma que de acordo com a sua ação , imediatamente haverá uma reação. Mas a pergunta agora é:

E porque isso não acontece como Jesus ensina, afinal Ele é a Verdade, não é?

Daí puxamos do antigo testamento uma situação que ocorre com Abraão num passado bem distante e é claro que este fato é o que relacionamos nos dias de hoje, mas a Bíblia menciona muitos outros que poderíamos relacionar também. Em Gn 18 do 23 ao 33 , uma passagem bem conhecida, que é a intercessão que Abraão faz por Ló e sua família, quando Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra. Vamos recapitular:

 

23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?

24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?

25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.

27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.

28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.

30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.

31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.

32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.

33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.

Em primeiríssimo lugar precisamos relembrar a atitude do nosso amigo quando recebeu um comando:

“Sai do meio da tua parentela e vai para o lugar que eu te mostrar”

O Interessante é que Abraão devia conhecer muita gente e sua parentela devia ser grande, pois parentela é tudo o que cerca a nossa vida ao longo de nossa existência, às vezes deixar um tio, um sobrinho, uma prima, uma irmã até é fácil ,mas deixar os costumes e o lugar onde nascemos, o povo que conhecemos, o serviço que temos, os costumes, enfim, deixar tudo que temos e estamos acostumados para se aventurar em algo que desconhecemos é duríssimo. Abraão só sabia que tina que partir mas não sabia para onde e como seria e o que aconteceria. Fazer uma mudança com destino certo e preparado é uma coisa mas mudar para o desconhecido e incerto é outra. Porém Abraão não exitou em obedecer, simplesmente foi, agora imagine ele ter que explicar...Deus me mandou abandonar tudo e partir para...não me pergunte agora porque eu não sei! Então aprendemos coisas fundamentais! Abraão não só obedeceu como creu que Deus iria sustentar toda sua necessidade. Ele acreditou sem ver! Ele se dispôs sem perguntas, tipo:

Para onde e fazer o que?

Simplesmente disse:

Sim, Senhor!Seja feita a sua vontade!

Não seria o que deveríamos fazer como igreja hoje? Dizer...sim, Senhor meu! Para tudo.

Mas  nós queremos ver primeiro para crer ...

Se Deus não manifestar algo poderoso não acreditamos que Ele esteja conosco, isso explica as campanhas, os cultos “pentecostais”, os diversos objetos que compramos acreditando ser uma ordenança divina, enfim, nos agarramos em tudo que nos oferecem mesmo não sendo bíblico, mas precisamos disso para acreditarmos ser Deus se manifestando em nós e por nós. Será que Deus não está no silencio? No oculto do nosso quarto?Na igreja quando o culto é racional?

E se Deus nos mandasse peregrinar como Abraão, o que responderíamos?

Abraão era um menino na mão do Senhor, era um servo exemplar, era um amigo, enfim , era tudo o que o senhor queria que ele fosse. Deus não só ouvia a Abraão, mas também queria fazer a vontade dele para que ele fosse feliz. Deus queria realizar sua vontade. Queria ver a satisfação de Abraão.

Será que a igreja de hoje teria a mesma resposta de Deus?

Então porque pedimos e não recebemos?

Porque precisamos inventar tantas coisas para chamar a atenção de Deus?

Principalmente hoje se Jesus Cristo é a porta para tudo?Foi para isso que Ele morreu naquela cruz, não foi?

Então porque precisamos fazer tantas coisas  estranhas?

Não seria porque estamos entendendo tudo errado?

Fazendo tudo errado?

Pensando em tudo errado?

Será que Deus aniquilou a Cristo, como nós  fazemos, quando inventamos coisas do antigo testamento como relíquias espirituais sagradas demais?

Estamos dando valor ao que Deus não dá mais...não seria isso?

Quando olhamos para o antigo testamento dando ênfase aos profetas, fazemos um novo sacrifício no lugar de Cristo e é ai que pecamos! Abraão sacrificou e estava disposto a sacrificar tudo por amor e obediência a Deus! Podemos e devemos ler o antigo testamento ,mas sem fazer dele uma idolatria neo-pentecostal.

Olhar para o passado para não esquecer o que Deus fez é apenas fazer memória, mas dar valor ao passado é contradizer Deus em Cristo, ou seja, tornamos velho o que Ele fez novo em Cristo. Abraão pode apenas servir de exemplo de como Deus chegou a Cristo e de como Cristo é o verdadeiro e único sacrifício que Deus da valor. Ele mesmo disse a Abraão que Isaque não era o sacrifício que iria agrada-lo e sim Cristo, o cordeiro oferecido por Ele.

Quando pregamos valorizando coisas do passado aniquilamos o que a bíblia diz sobre este sacrifício na cruz. As coisas velhas ficaram para trás e tudo se fez novo(Em Cristo, Jesus o Senhor da Igreja).

Abraão não teve o privilégio de fazer parte da igreja de Cristo como nós podemos fazer parte.

Se ele tivesse esta oportunidade, não só ele ,mas, Moises, Elias,Isaias,Jeremias,enfim, os reis e profetas, seriam obreiros cheios do Espírito Santo e estariam direto no altar se santificando e gratos por tal sacrifício. Sacrifício que desconsideramos quando voltamos ao passado valorizando a Lei e Profetas, ou seja, nos lembramos e desejamos voltar a comer cebola no Egito ao lado de Faraó.

Não entendo porque hoje  tendo Cristo , queremos voltar ao passado e dando, por exemplo, a Moisés, ou Eliseu, tanta honra que supere a de Cristo. Sarça ardente e mar vermelho se abrindo não pode significar mais do que Jesus cristo dizento:

Está consumado!Criamos uma perfeita catolização do evangelho enchendo-nos mais de coisas sagradas e sacrifícios tolos do que os próprios católicos. Estamos mais cegos do que muitos que criticamos!Eles são católicos e nós somos evangélicos mas o peso é o mesmo e o erro talvez pior!

Quer olhar para Abraão? Olhe para seu exemplo de fidelidade e tente ser igual a ele referente a Jesus Cristo o teu Senhor!

Tem uma história na bíblia que fala da entrada de Jesus Cristo em Cafarnaum(Aldeia de Consolo). Quando ele entrou um centurião foi ao seu encontro e disse:

O meu servo esta morrendo e eu não sou digno de que entres em minha casa, sou homem como você e sou comandante de um exercito e patrão de empregados, quando dou ordens eles me obedecem, por isso acredito que basta uma palavra sua e meu servo será curado.

Jesus maravilhado disse aos que o seguiam:

Não vi em Jerusalém tamanha confiança em Deus.

Isso mostra que Jesus hoje olharia para a igreja evangélica e a chamaria de incrédula.

Por quê?

Neste texto Jerusalém significa a igreja dos seguidores dEle, que mesmo vendo seus milagres, tinham dúvidas, ou seja, olhando para dentro da igreja hoje Ele diria, vocês não crêem em mim como os religiosos do mundo. Eles demonstram mais fé do que vocês que dizem me conhecer e prestam cultos a mim e por suas obras é que Eu afirmo isso!

Às vezes podemos presenciar em pessoas que não freqüentam a igreja como nós mais fé do que a nossa e eles recebem milagres.

Então daí podemos entender porque Abraão sem o Espírito Santo, como temos hoje, recebeu seu pedido imediatamente...porque Ele cria mesmo e obedecia. A  tal ponto de obedecer na sua maior provação quando lhe foi pedido a sacrificar seu isaque. Voce sacrificaria o que mais ama por amor a Deus? Nós dizemos ,dizemos e dizemos...

Nós dizemos crer,mas não obedecemos!

Nós dizemos crer, mas precisamos de coisas para nos apoiar.

Dizer não significa fazer ou ser! Dizer ser igreja , quando na verdade somos meros "membros de uma igreja" e cada um segundo o que mais se adapta.

Não seria suficiente a Palavra? Jesus?

Basta uma Palavra sua meu Senhor...e a Bíblia o que é por acaso?

Por isso está difícil ver a manifestação de Deus hoje na igreja como se via na primitiva, ou ,  de algumas décadas atrás. A Igreja está perdendo a presença de Deus e se não fizermos nada a respeito o fim será uma igreja de geladeiras espirituais, talvez seja por isso que Jesus menciona que não acharia fé na sua segunda volta. A culpa não é de Deus mas dos homens.

Porque os homens se acham doutores em assuntos divinos e fazem tudo segundo o seu próprio coração. São amantes de si mesmo!E o povo (seguidores)sendo criados à imagem de seus criadores. E o que Deus tem que fazer a respeito disso?

Nada...exatamente nada porque nós é que temos que acordar e fazer alguma coisa a respeito.

Jesus disse isso na cruz quando morrendo exclamou:

Está tudo consumado! Em tuas mãos entrego meu Espírito.

Deus não pode recuar ...sua Palavra é fiel e Ele a fará cumprir em todos os sentidos!

Ou seja,

Deus não pode fazer o que não está escrito! Se crermos seremos como árvores plantadas às margens de ribeiros de àguas vivas e o machado não passará sobre a nossa raiz! Permaneceremos para sempre gerando frutos para a eternidade. Somos as sementes de bons frutos desta geração idolatra e corrompida e precisamos plantar-nos em outras terras.

Foi para isso que a sua Palavra foi inspirada e deixada a nós...foi para ser obedecida sem invenções. Somos as testemunhas de Cristo ou não?

Jesus Cristo é suficiente para o cumprimento de tudo em sua vida.

Meu irmão, aprendendo com Abraão é justamente fazer como ele...OBEDECER!

Jesus é a verdade (Palavra) e o caminho (para tudo acontecer em sua vida) e a vida (o poder de Deus para dar fôlego aos seus sonhos).

Jesus Cristo é a Única palavra que precisamos... Basta a Palavra, não precisamos de invenções.

É voce quem tem que sacrificar o seu isaque(destronize sua vontade) para provar fidelidade a Deus(faça a dEle).

Deus te abençoe!

Pr.Luciano