Home Reflita Culto da Virada
Culto da Virada Imprimir E-mail

E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; (Lc 8 : 14 )

Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto, quando ele vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido, que está olhando o mecânico trabalhar.

Então o mecânico para e pergunta:

Ei, doutor posso lhe fazer uma pergunta?

O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando.
O mecânico se levanta e começa:

 

Doutor olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente, e, quando termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo.

 

Como é então, que eu ganho tão pouco e o senhor tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?
Então o cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala bem baixinho para o mecânico:

"Tente fazer isso, com o motor funcionando!"

Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.

Muitas vezes indagamos a Deus com os nossos "porques"!

Gosto de uma resposta de Deus a uma pessoa na bíblia...Jó!

Enquanto Jó falava , perguntava e se contorcia em suas dúvidas...Deus lhe responde:

Onde estavas Jó enquanto eu colocava as estrelas no firmamento?

O silencio tomou conta de Jó ,porque é claro, pense, quem somos para determinar ou exigir algo de Deus ? Hoje é muito comum ouvir e ver pessoas cobrando o Senhor da Glória, alguns até afirmam que Ele se obriga a fazer por ter escrito a Palavra e declarar que ela se cumprirá. Acredito que muitos se encaixam no versículo abaixo,

Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. (MT 15 : 14)

Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. (MT 8:22) Este versículo é o mesmo que o anterior, cegueira espiritual é morte para Cristo. Quem for humilde de coração verá a Deus...lembra destas palavras de Jesus? Pois é cego não vê, mas os humildes serão curados de sua cegueira e receberão vida eterna por enxergarem o caminho da verdade...entende?

Outro personagem foi claro e direto quando disse:

O bem que quero não faço, mas o mal que não quero este eu pratico! Maldito homem que sou. Reconhecimento é virtude.

Da ignorância à mais alta sabedoria (como de Salomão por exemplo)o sensato é sabermos e entendermos que:

Não somos nada diante de nosso Deus.

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!(Rm 11:33)

Na maioria das vezes eu sou chamado de pastor revoltado e crítico, mas como poderia eu reagir diferente  a estas coisas que se praticam e se valorizam dentro das igrejas de hoje. Não falo desta ou daquela, mas falo no geral! Como será que agiria e seria interpretado Paulo nos dias de hoje? Veja um exemplo:

Em muitas igrejas se faz o “Culto da Virada” no dia 31 de Dezembro. O que Paulo escreveria a estas igrejas? Dá para imaginar?O que seria isso na  pequena mente de Paulo que declara ter a mente de Cristo?

Eu confesso que como pastor não sei onde se encaixa na Bíblia tal culto! Virada de que e pra quem? O que leva um pastor fazer tal culto? O que leva o povo ir a tal culto? Será que eles sabem o que é culto? Compreendo que quem vai a um culto destes pensa estar fazendo algo  bom e espera algo melhor para o ano vindouro, mas pra mim não tem diferença de, pular ondinhas sete vezes, comer sete caroços de romã, vestir-se de branco a meia noite, jogar rosas no mar, fazer a ultima ceia com parentes e amigos...muda-se apenas a quem se oferece estas práticas.

Na igreja evangélica só muda o nome...”Culto da Virada”, mas eu garanto, Deus não muda nada porque quem tem que mudar somos nós! Se Deus mudasse alguma coisa num destes cultos eu confesso que não serviria este deus (seria um deus estranho). Leia Isaias capítulo 1 e entenda que Ele vira o rosto para estas coisas se o coração não for de um Cristão sincero. Quem Ele ouve e atende?

Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. (Dn 10 : 12) Realmente Ele dá ordem aos seu anjos a respeito dos verdadeiros adoradores! ( Sl 91 ).Ele ouve e atende os seus amigos!

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.(Jo 15:15)

Aproveitar este dia para glorificar a Deus se o ano inteiro não o fez?

Religiosidade como todas as religiões que “acreditam em Deus”, mas não se dão ao luxo de servi-lo em sua vontade.

Leia romã ao contrário e veja que dom sem A M O R nada é! Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (1 Co 13 : 13 )

A Ele seja a Honra, Glória e Majestade, hoje e sempre, Amem! (1Pe 5: 19)

Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? (Rm2:4)

A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, (Ef 3:8)

Pense muito nisso...

Beijo no coração!