Home Reflita A Grande Liquidação
A Grande Liquidação Imprimir E-mail

Quando entramos numa loja de departamentos logo percebemos os produtos anunciados com etiquetas  de desconto...o movimento fica intenso e pessoas  começam a empurrar uma as outras para ganhar seu lugar.

A etiqueta colocada bem chamativa e decorada faz com que o produto seja tentador!

 

Comprar o produto se torna tentador mesmo que não precisemos ou mesmo que seja mais um em nosso guarda-roupas ou estante, acabamos por comprar. Comprar pelo que vemos e não pelo que precisamos. Muitas vezes sacamos nossos cartões de crédito e realizamos o nosso sonho...mas que sonho será esse? Será que ele é realmente um sonho ou uma imposição feita pelo nosso espírito de consumismo? Comprar o que não precisamos, com um dinheiro que não é nosso para realizar o que desejamos, que pode ser apenas uma ansiedade para descontar nossa frustração ! Seria uma armadilha de nosso coração?  Conhecida mais como intenção de provar auto-suficiência?

 

Eu diria que muitos sonhos deste tipo tem se tornado em pesadelos terríveis tempos depois!

Ansiedade é a palavra correta ou seria frustração...Muitas vezes ou na sua grande maioria somos pegos pela emoção atribuída à propaganda de algo que querem nos empurrar e isso é o fato que leva muitos ao desespero Mercadores são pessoas habeis em iludir e enganar e só pensam em  ganhar  mesmo que para  isso afunde alguém ou mesmo que traga a insônia de muitos...A ordem é faturar.

Lembro-me que uma vez quis comprar um radio transmissor e isso por volta dos meus vinte anos de idade, pois naqueles dias um homem viajava para o Paraguai e com sua mochila cheio de novidades vinha encantando com artigos "importados"...era tentador e como se fosse hoje me recordo que ele tirou aquela maravilhosa caixa e com um grande sorriso mostrou o aparelho radio transmissor, mais conhecido como PX, ou Faixa do Cidadão, que era uma moda e febre da época. Logo o meu sorriso apontou nos lábios e em algumas parcelas o comprei. Orgulhoso de minha aquisição alisei a caixa por algumas horas e disse para mim mesmo...consegui o que queria! Dureza foi pagar mas enfim, paguei e mais uma vez orgulhoso guardei o meu mais novo equipamento junto aos outros e outras aquisições que anteriormente havia feito. Orgulhoso de ter um armário cheio de aquisições mal dormia pensando o quão seria bom o momento de usá-los.   Hoje tenho cinquenta e dois anos e ainda ele esta novo na caixa pois nunca o usei e nem mesmo da caixa o tirei apenas de guarda-roupas ao longo dos anos mudei! Ele serve de lição quando Jesus me ensinou sobre o espírito de consumismo que deveria ser repreendido e aniquilado de meu interior. Toda vez que olho para aquela caixa eu digo...grato te sou meu Deus por me ensinar tanto e hoje já com meus cabelos brancos tento ensinar tudo o que me ensinou ao longo de todos estes anos de duras experiências, muitas vezes, difíceis de se aceitar, mas, tremendamente produtivas. Há certas coisas que devemos manter para fazer memória da riqueza dos ensinamentos de Jesus. Toda situação ruim deve trazer ensino e crescimento!

O espírito de consumismo faz que pessoas se aproximem de Deus pelo que Ele tem a oferecer e não pelo que Ele é! Faz com que pessoas se aglomerem numa "Igreja" por causa da famosa "Teologia da Prosperidade". Faz com que muitos fiquem a mercê de mercadores como daqueles dias passados, narrados na  palavra (mercadores expulsos por Jesus do templo) e que desde a criação do homem aplicam a mesma regra...tentar! No Édem o mercador do pecado fez barganha e trabalhou na ansiedade de Eva, oferecendo a ela o produto "conhecimento do bem e do mau"  e para isso ofereceu o desconto e facilidade para ter este produto. Ela além de comprar a mercadoria levou para casa este produto de engano e fez seu marido participar da gloriosa vantagem oferecida, mas logo isso se tornou em pesadelo, quando, as prestações começaram a  ter que ser pagas ,as consequencias vieram. Quando lhes foi cobrado sua dívida não tinham como pagar  dai perderam tudo e hoje a história se repete, porque há muitos enfermos e destruídos no nosso meio! Vamos recordar?

Gn 3: 1 ORA, a serpente (Mercador de Sonhos) era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?(Esta interrogação é a mesma que aparece na hora que enfrentamos uma tentação)

Gn 3: 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos(voce vai deixar de sonhar e fazer o que quer), e sereis como Deus(vai ter poder), sabendo o bem e o mal.(escolhe o que quer)

Gn 3: 6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer (É isso que eu sempre quis), e agradável aos olhos,(Tentador) e árvore desejável para dar entendimento(Aqui vemos o cartão de credito dado por Deus usado errado); tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido(ao contrário de : se creres em Jesus SERA SALVO TU E TUA CASA, neste caso,errando,é ao contrário, será amaldiçoado tu e tua casa...), e ele comeu com ela.(mas fizeram mesmo assim) Galatas 6:7 leia e entenda! Muitos não estão percebendo, mas estão comendo alimento errado também!

Pronto o produto foi bem divulgado e comercializado por um preço altíssimo mesmo com todo o desconto oferecido:."oOresultado foi...prestações altíssimas, ou se voce preferir, um preço altíssimo a se pagar e por nada" E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?(Insistência de  mercador, propaganda enganosa).

A propaganda foi tamanha e com vantagens tais que foi irresistível deixá-la na prateleira.

O pior é que quando levamos um produto o levamos para todos que amamos e estão ao nosso lado. Não estou dizendo que comprar é ruim ou adquirir é errado, mas fica um alerta para o fazer com grande sabedoria, porque ,nem tudo que se vende por ai é o que estão anunciando e nem tudo é verdadeiramente bom!(estou falando do que estão dizendo por ai...É falso, falsa doutrina, doutrina diabólica encomendada lá no edem)

O espírito de consumismo não é um demônio e muito menos algo estranho a nós, porque ele é gerado e alimentado por nós mesmos, ou seja, ele não é só criado por nós mas alimentado por nossas ansiedades e frustrações!

Aqui gostaria de fazer um comentário:

Alguns  por ai ensinam que tudo o que acontece é o demônio, diabo, espírito imundo, capeta, ou seja la o nome que atribuírem a ele...Assim é mais fácil, não dá trabalho, não precisa cuidar, apenas empurra a responsabilidade a terceiro como no edem adão empurrou a culpa para eva e por sua vez eva à serpente, mas, isso é invenção, porque combatemos as coisas espirituais com o poder sobrenatural de Deus e isso pertence a Deus somente, mas , no mundo combatemos as naturais com as naturais , ou seja,  o que voce tem que fazer , o que depende de sua atitude, Deus não fará por voce, mas o que for impossível voce fazer  Deus te ajudará a vencer, entenda isso!  No caso de adão e eva era só obedecer e isso não foi dado à serpente para fazer eram eles que tinham que ter esta atitude nobre de obedecer seu criador.  Agora voltando ao espírito de consumismo...

Ele nasce pelo conhecimento dos olhos humanos alimentados pela ganância humana e fortalecido pelo desejo de ser melhor que o outro, ou seja , da intenção  maldosa e gananciosa de ser melhor  que o próximo e ser mais importante do que os outros, posição em destaque, tomar o lugar que não lhe pertencia, foi o motivo da queda de lucifer, as vezes queremos ser o que não nos cabe e estar onde não fomos chamados, ou seja , isso faz  a pessoa se achar diminuída então faz o que não deve.... por isso Jesus disse:

Mt 15: 11 O que contamina o homem não é o que entra na boca (o que nos rodeia no mundo), mas o que sai da boca,(mas o mundo que esta dentro de nós) isso é o que contamina o homem.

e ainda:

Mt 15: 18 Mas, o que sai da boca, procede do coração (almoxarifado de lixo), e isso contamina o homem.

 

O coração pode abrigar muitas coisas erradas e muitos personagens ilusioriamente criados desde a infância e pelo meio social que vivemos. A vida é uma escola e basta saber que a escolha do que aprender é de nossa responsabilidade.   Na escola podemos aprender coisas boas ou ruins, depende do que queremos valorizar.  Muitas coisas ou situações são responsáveis pela formação deste espírito e de outros companheiros dele. Tais agentes como a mídia, palavras mal colocadas, escola, família, parentela, amizades, sociedade, etc..,porque tudo o que o olho vê e tudo que o ouvido ouve pode ser filtrado errado e colocar uma raiz que mais tarde produzirá frutos e a colheita será inevitável! Agora eles foram formados ,mas podem ser destruídos ou expulsos de nosso coração, sim porque o habitat deles é o coração humano e por autorização própria, mas Jesus pode derribar com sua grande arma, a Palavra. Leia este versículo e entenda:

Ap 18: 3 Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.

Um grande mercado se estabeleceu na terra e porque não dizer, nas igrejas de mercadores e muitos são os que encantados com os "descontos" ou seja, promessas de prosperidade e ajuntam para si problemas insolúveis por se tratar de promessas falsas e falsos objetivos. Ouvimos falar muito de Igreja com Propósito e é certo dizer,mas não fazer disso um estudo a parte da realidade,  porque morrer na cruz sem propósito é inconcebível, mas ,propósitos podem ser desviados e isso chamamos de pecado, pois o significado de pecado é errar o alvo, ou seja, deixar  de cumprir o objetivo de Deus para voce. Fácil de entender e de perceber  é que a igreja que se intitula de "igreja com propósitos "esta fora do contexto, ou plano original de Deus, pois , observando os resultados gerados por ela mesmo, cada uma guerreia  contra a outra, se mordem, se dizem mais que a outra, competem, como mercadores de gente atraindo seus compradores de idéias, sonhos, ilusões, enfim,  sempre com  promessa de multiplicação de dividendos, mas, estão arrancando tudo das  pessoas primeiro para empurrar o multiplicar para Deus depois.  Ouvi um cantor de musica gospel instigando o povo dizendo, vamos pedir, mais fogo, mais gloria,mais poder, e isso repetidamente por varias vezes, agora pergunto...Pra QUE? Para ser mal testemunho com mais  convicção? Estão cauterizando a mente dos ouvintes colocando pensamentos errados quanto a Deus e isso é o trabalho do diabo, não é? Falando de verdade bíblica, se a igreja tem algum propósito este é ensinar que deve haver o arrependimento verdadeiro para a salvação, onde o espírito que deverá ser formado é o santo e pelo poder do Espírito Santo que é o vivificador da Palavra e somente pela Palavra autêntica!

Sl 85: 8 Escutarei o que Deus, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura. Santificar o interior é separá-lo para ser o  templo de habitação do Senhor, fazendo morada dentro do coração. Se voce deu a casa para Jesus morar, por favor, deixe que Ele a decore e reforme como Ele bem quiser, sé é que voce a deu mesmo, já não é mais sua então!

Gl 2: 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Se Ele vive e sendo Ele um derrubador de mercadores e mercadorias falsas vai impedir de  deixar assumirmos dívidas impagáveis novamente...sim isso mesmo Jesus derruba mercadores na porta do templo, ou seja, derruba mercadores que querem se instalar em seu coração que é a porta do templo.

Mt 21: 12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; Assim Ele deve fazer com o seu coração, o templo de Deus...

Mercadores de Palavras e negócios oferecem seus produtos e com vantagens irrecusáveis , mas,  notem muitas vezes que vendem o que não é deles e assim mesmo nós compramos e com o dinheiro que não é nosso (não podemos dizer que a vida é nossa, porque se fosse nós poderíamos determinar o quanto viver, não é mesmo?), usamos um cartão de crédito (os dons)  e teremos que pagar essa dívida sem desconto e até com juros !!!  È só esperar o dia do vencimento.

Sempre onde há negócios, há ajuntamento e grande...Veja uma liquidação, por exemplo, as pessoas correm, se amontoam, brigam e até se ofendem para levar o que não precisa, mas sendo liquidação, o importante é comprar.

Hoje muitos estão entrando nas igrejas achando que Deus está liquidando o céu e  se empurram nas filas quando a revelação de que Deus dará o que elas procuram é mais tentadora do que falar que Deus cobrará! Deus exortará! Deus limpará!

Para eles Deus é o dono de uma grande loja de departamentos onde mercadorias diversas estão com uma grande etiqueta de liquidação e o desconto de dez por cento estão impressas em letras garrafais.

Vendedores todos engravatados anunciam esta liquidação com seus microfones no último volume e cada vez mais constroem lojas de departamentos mais ricas e luxuosas, verdadeiros shoppings centers  com vitrines luxuosas anunciando as riquezas de Deus e em liquidação...Tudo a dez por cento de desconto! È porque os pedidos de dízimo estão tomando a forma do "mundo moderno" carnes, débito em conta, boletos, maquinas de cartões, financiamentos...tudo isso regado às águas da palavra de um deus diferente e exigente.

Milagres... Quem comprar os grandes leva de brinde os pequenos milagres! Isto é outra coisa demoníaca a  oferta de milagres pelo preço de um carnê! E os apetrechos então?

Óleos de unção com cheiros, traços de ouro, com ou sem poder a gosto do freguês.

Toalhas e rosas ungidas , cajados, espadas, urnas, arcas, areia de Jerusalém, enfim, tudo numa grande liquidação.

Jesus para eles virou um grande palhaço e artista de um grande circo.

Sei que há palhaços muito  sérios  e não é deles que falo porque são verdadeiros , eles são dignos de seu trabalho, levando alegria a muitos... e para estes eu tenho aplausos, dos quais , aqueles que mencionei , não são dignos de serem chamados de palhaços, mas enfim, a palhaçada deles é tremenda!

Os palhaços que mencionei dizem:.

Quem der mais recebe o maior milagre e o brinde será divino pois deus se agrada do seu sacrifício.Não não é erro de digitação, não, escrevi deus em letra minúscula é porque o deus que mencionei é estranho. Estão distribuindo a herança de Cristo.

Esta obra tem que continuar...como se fosse parar por falta de dinheiro é o slogan de anuncio. Eles dizem...se voce gostou, pague para não parar de te dar prazer. Voce é filho e herdeiro reclame sua herança!

Herança?

A herança de Jesus Cristo só poderia ser distribuída se Ele houvesse morrido, porque herança se dá apos inventário do morto e se ligado em sangue...mas, alem de não morrer, estar vivo e a herança continuar pertencendo a Ele, como podemos  tentar levar o que não nos pertence, afinal isso nos torna ladrões!

Como Ele não morreu , está vivo,  por isso,  não haverá repartição de herança e isso nos torna  apenas participantes com Cristo de suas coisas. Só poderemos herdar a vida eterna se morrermos de fato e se passarmos pela prova de autenticidade familiar.

Porque exigimos o que é passageiro se fomos tornados participantes do eterno em Cristo?

Simples...o espírito do consumismo está cada vez mais alimentado pelos mercadores de sonhos. E nós estamos aceitando!

Estar na igreja é um estado pobre e demasiadamente religioso.

Ser a igreja é um estado sólido de crescimento e maturidade.

Cuidado com as liquidações e com as promessas enganosas ...o produto com certeza está com defeito ou é fajuto. Siga o manual da verdade porque ainda há muitos mordomos que estão verdadeiramente cuidando do que também é seu por direito adquirido e adquirido na cruz. Não se deixe enganar por propagandas enganosas e lojas ricas e chiques, procure saber onde voce entra , examine cuidadosamente a mercadoria que estão anunciando. Faça perguntas sobre o produto e compre a vista. Pague o preço ideal. Fique esperto pois só voce pode derrubar seus espíritos enganadores. Não entre em qualquer anuncio seja esperto e saiba discernir na hora da compra, pois valores são difíceis de conquistar, mas para perder é rapidinho. Procure pagar sempre o preço certo nas coisas santas e não aceite barganhas de mercadores.

Beijo no seu coração,

Fraternalmente,

Pr.Luciano Ferri