Home O Cristão na Cozinha Cozinha Arabe Doces - pagina 2
Cozinha Arabe Doces - pagina 2 Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Cozinha Arabe Doces
pagina 2
pagina 3
pagina 4
pagina 5
pagina 6
Todas as Páginas

68       MASSA FOLHADA PARA DOCES

 

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de maizena ou araruta
1 ovo
1 colher (café) de açúcar
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de sal
água

 

Recheio:

1 prato fundo cheio de am6endoas e/ou nozes descascadas e moídas
15 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

 

Modo de Fazer

Misture esses ingredientes e amasse tudo muito bem. Sove a massa até ficar macia e formar grandes bolhas de ar (mas a massa não deve ficar consistente). A seguir, divida a massa em 5 ou 6 porções, polvilhe com maizena ou araruta, coloque-as num tabuleiro, cubra-as com um pano úmido e deixe descansando por 5 ou 6 horas. Depois forre a mesa com uma toalha, ponha uma porção de cada vez sobre a toalha e, com o auxílio de outra pessoa, estique a massa com as palmas das mãos. Deixe descansar por um instante e torne a esticar, até que a massa cubra toda a mesa e fique fina como um papel de seda. Com uma tesoura, recorte as beiradas, torne a amassá-las e abra-as novamente para aproveitá-las também. Deixe secar. Faça o recheio, misture bem as amêndoas (e/ou nozes) com o açúcar. Na hora de usar, acrescente a água de flor de laranjeira e misture mais um pouco.

 

69       ARROZ-DOCE SÍRIO

 

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de arroz
1 litro de leite
açúcar a gosto
água de flor de laranjeira

 

Modo de Fazer

Ferva o leite com o arroz. A seguir, leve para cozinhar em fogo brando, mexendo sempre, para que o arroz não grude no fundo da penal. Quando o arroz estiver cozido, adoce à vontade, coloque um pouco de água de flor de laranjeira e despeje numa travessa. Pode ser servido com compota de abricó.

 

70       ATAIF 1

 

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de leite
1 tablete de fermento para pão
3 1/2 xícaras (chá) de água morna
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de água morna

Recheio:

1 forma de requeijão ou catupiry
açúcar
água de flor de laranjeira

 

Modo de Fazer

Deixe o fermento e o sal no leite frio por alguns minutos. Mexa e junte aos poucos a água morna. Vá despejando sobre a farinha e mexendo com a mão, puxando a massa para cima, durante 10 minutos. A seguir, passe a mistura num coador bem fino de alumínio, acrescentando o restante da água morna para ajudar a passagem pelo coador. Deixe a massa descansar de 1/2 a 1 hora. Despeje um pouco da massa numa chapa grossa bem quente. Asse as panquecas só de um lado. Quando a parte de cima estiver seca, retire-as e coloque-as sobre um pano, cobrindo-as. Faça o recheio esfregando o requeijão ou catupiry com açúcar e a água de flor de laranjeira. Espalhe o recheio sobre a panqueca, dobrando-a e mantendo a parte clara para dentro. Aperte as beiradas e leve ao forno brando para assar. Sirva imediatamente, regando com calda fria.

 

71       ATAIF 2

 

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo
200 g de manteiga derretida
1 pitada de sal
leite

 

Recheio:

500 g de ricota
3 colheres (sopa) de açúcar

 

Modo de Fazer

Prepare uma massa de consistência regular com a farinha o sal e o leite. Faça bolinhas e, com um rolo, forme pequenos discos. Passe a manteiga sobre cada um. Depois dobre-os ao meio, volte a esticá-los e finalmente forme tiras. Enrole as tiras formando canudos. Feche uma das extremidades e recheie com a ricota bem amassada com o açúcar. Leve para assar em forno brando até dourar.

 

72       BELEUA

 

Modo de Fazer

Unte uma assadeira com manteiga. Corte as folhas da massa folhada (receita) na medida da assadeira. Unte com manteiga derretida cada folha que for colocada na assadeira. Depois de colocar na assadeira umas 20 camadas, espalhe o recheio de nozes ou amêndoas por cima e cubra com outras tantas camadas, sempre untando estas últimas com a manteiga derretida. Deixe as últimas camadas lisas e sem remendos. Corte as camadas em losango e, finalmente, leve a assadeira ao forno brando, por 3 horas. Retire os doces quando estiverem tostados por igual. Logo que tirá-los do forno, regue com calda fria.(receita de calda especial)

 

 

 

73       BISCOITOS DE AMÊNDOAS

 

Ingredientes

2 copos de amêndoas
1 1/2 copo de açúcar
3 claras de ovos
1 colher (café) de fermento em pó
raspas de casca de 1 limão verde

 

Modo de Fazer

Moa as amêndoas na máquina, com a peça de 3 dentes. Junte as claras, o açúcar, o fermento e a raspa de casca. Misture bem, sem bater, até que a massa fique com consistência para fazer biscoitos. Leve para assar em forno brando.

 

74       BISCOITOS DE TÂMARAS

 

Ingredientes

125 g de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de nozes picadas
1 xícara de pão torrado moído
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de tâmaras picadas

 

Modo de Fazer

Bata a manteiga e o açúcar até atingir a consistência de um creme. Acrescente o ovo, a essência e misture bem. Junte a farinha e o fermento, tornando a misturar. Depois coloque as tâmaras e as nozes, misturando tudo muito bem. Faça bolinhas envolva-as na farinha de pão e coloque-as em forma de papel. Acomode os doces numa assadeira e leve ao forno moderado.