Home Ministérios Minist. Louvor Uma palavra sobre Louvor e Adoração
Uma palavra sobre Louvor e Adoração PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Uma palavra sobre Louvor e Adoração
pagina 2
pagina 3
pagina 4
pagina 5
pagina 6
pagina 7
pagina 8
pagina 9
Todas as Páginas

Quando falamos em louvor e adoração, a primeira idéia que vem em nossas mentes é de estarmos cantando um hino ou um cântico na igreja. É normal pensarmos assim, pois, cantar é a maneira mais utilizada por nós, para expressarmos o nosso louvor e a nossa adoração a Deus.

Mas o louvor e a adoração não se limitam apenas a estarmos cantando hinos ou cânticos ao Senhor nos cultos de domingo.

Louvor e adoração são muito mais do que isto:

O Louvor e a adoração devem ser encarados e praticados como um estilo de vida.

Vejamos o que apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios:

"Portanto quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (I Co. 10:31).

Fundamentado nessa passagem, entendo que para o cristão cada ato da vida deve ser um ato de louvor e de adoração à Deus, ou seja, tanto o louvor quanto a adoração, devem estar presente em tudo o que fizermos. Eles devem ser manifestados no falar, pensar, vestir, trabalhar, estudar, orar, cantar... Porém, nos cultos da igreja atual, a forma mais popular de louvor e adoração é por meio de cânticos e hinos (Louvor cantado).

 

Para nos ajudar a desenvolver este conceito, vamos ver o que as Escrituras nos ensina sobre o louvor e a adoração:

O QUE É LOUVOR?


Louvor em primeiro lugar e acima de tudo é a Gratidão a Deus por tudo que Ele É...isso mesmo, pelo que ele é em nossas vidas e isso vem antes do que Ele faz em nossas vidas. Hoje muitos louvores que tocamos na igreja local, são compostos por letras que elevam mais a autoestima do homem do que agradecer e elogiar a Deus. Exemplo:


Falam as letras que Deus vai dar, fazer, acontecer e você será um vencedor...(Não está errado cantar isso...),mas só se canta isso e onde foram parar as letras de que Ele é formoso, maravilhoso, poderoso, amoroso, amigo, enfim , letras que atribuem a Deus o lado reconhecedor de sua maravilhosa grandeza e amorosa misericórdia. Tudo bem, gostamos de ouvir que Ele nos ajudará, salvará, enriquecerá, transformará, mas isso é real se não permitirmos? O louvor também que se faz na igreja , se faz com pecadores necessitados e isso as vezes transforma o louvor numa lamentação e Deus não merece tal cântico! Louvor também é o caminho para que a Palavra venha ser filtrada livre de impedimentos humanos, tristeza, emoções abatidas , deixando-a livre para ser absorvida com discernimento. Louvar é responsabilidade de entrega total e não profissionalismo.

E de acordo com a Bíblia, o louvor está associado(não é uma obrigação) com a ideia de agradecimento, elogio, glorificação, exaltação, por aquilo que Deus é , repito em primeiríssimo lugar e depois pelo que Ele faz (fez) em nossa vida ou na dos outros. (Sl. 145:4; Sl. 147:12-13; Is. 25:01; Lc. 19:37), ou seja, nós louvamos a Deus por suas obras, bênçãos, curas, livramentos, perdão, graça, misericórdia, cuidado, etc., se tivermos um coração totalmente grato pelo que Ele é!

Importante: O motivo principal do louvor é a alegria pela salvação em Cristo. (Nosso louvor é centralizado em Cristo. Nossas canções são centralizadas em Cristo, sobre ele e para ele e devem fazer memória de seu sofrimento para tal)louvores que não mencionam o nome de Cristo, nem devem ser tocados na igreja, a não ser que, a letra leve para o único raciocínio de que é Jesus o mencionado pela concordância das palavras...devem existir palavras como Ele é o Senhor, para te Salvar, por que a Bíblia nos dá respaldo de que não há salvação em outro nome, portanto salvação só vem por Ele, Jesus Cristo. Vamos falar de adoração?

Entendendo:

O QUE É ADORAÇÃO?

De acordo com a Bíblia e a nossa referencia é sempre e unicamente a Bíblia, sim por que muitos extraem da Palavra de Deus mudando conceitos e isso é perigoso, portanto a adoração está associada com a ideia de culto, reverência, veneração, por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, etc...como mencionado acima). (Sl.96:9; Ap. 4:8-11; Ap. 7:11-12; Ap. 11:16-17), ou seja, independente do que Deus faz, fez ou fará, nós devemos adorá-lo, pois, Ele é Deus.

Vamos aprofundar um pouco mais... A palavra adoração deriva da palavra em latim adorare, que significa "falar com", no sentido de ser, constante e contínuo, ou seja, o tempo todo (comunhão), enfatizando que a adoração deve ser praticada sem interrupção (no falar, no pensar, no agir...) e, não apenas na igreja.

Jesus nos ensina um conceito muito importante sobre a adoração, Em João 14:6, Ele disse: "...Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim.", ou seja, não existe outra maneira de entrarmos na presença de Deus senão através de Jesus. Sendo assim, a adoração torna-se legal e um privilégio somente para aqueles que aceitaram a Jesus e nele creram (João 1:12). Estes não apenas louvam, eles adoram, porque são filhos (conhecem o Pai). Mesmo porque Deus não nos enxerga sem Jesus(Rm 8:1), por que, a porta da santidade(Jesus) não abre caminho para esta adoração se não for entronizada como único Senhor e Salvador.

E por que as vezes é tão difícil vivermos uma vida de louvor e a adoração? QUAIS OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS AO LOUVOR E A ADORAÇÃO?

Vejamos o que Jesus nos diz em João 4:20-24:

"(20) Nossos pais adoravam neste monte; vós, no entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. (21) Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me, que a hora vem, quando nem neste monte, nem Jerusalém adorareis o Pai. (22) Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. (23) Mas vem a hora, e já chegou quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. (24) Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."

1) - Limitar-se ao Local da adoração (Vers.20,21): Este conceito é muito comum em nossas igrejas; Achar que a adoração só deve ser exercida e praticada na igreja, e assim, nos esquecendo que também devemos louvar e adorar a Deus em casa, no trabalho, na escola, etc. Preciso mencionar algo: Com muita sabedoria...não adianta colocar louvores no carro transportando tres pessoas incrédulas  e concentradas em outras atividades religiosas, pois você pode estar achando que está evangelizando, mas está colocando Cristo no vitupério, mesmo por que sem Jesus não podemos adorar a Deus e isso acontece muito, por isso que muitos falam dos crentes de formas erradas por que o próprio crente não sabe discernir tempo de tempo, ou seja, há tempo de falar e há tempo de ficar quieto..., como pode um incrédulo saber o que você faz com o louvor no carro? è como Paulo citou, falar em línguas estranhas para os indoutos. Mesmo assim quero mencionar a interferência durante uma música gospel no carro, você pode adorar por um determinado trecho , mas na hora em que te fecham ou passam na sus frente te xingando voce continua a adorar a Deus sem pensar maldade contra o intruso? Difícil né? Eu aconselho estar em oração no carro, que é uma forma de adoração sem música. Dirija exaltando o nome dEle e falando que você quer mais dEle, quer compreende-lo, errar menos com Ele, ser um servo agradável aos seus olhos...enfim, falar com ele é melhor do que louvar neste momento, questão de discernimento. Eu já tive experiências incríveis com isso.

2) - Falta de conhecimento de Deus (Vers.22): Este sem dúvida, é um dos maiores obstáculos à adoração à Deus; É impossível adorar a Deus sem conhece-lo.

3) - Adorar a Deus de maneira errada (Vers.23,24): Apesar dos judeus naquela época conhecerem a Deus, sua adoração tinha se tornado mero tradicionalismo... Aqui Jesus nos ensina a maneira certa de adorar a Deus, ou seja, em Espírito (com essência) e em Verdade (Cristo).