Home Reflita Uma Igreja que recua
Uma Igreja que recua PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Uma Igreja que recua
pagina 2
pagina 3
pagina 4
pagina final
Todas as Páginas


O QUE ACONTECEU COM DEMAS?

Nem sempre o ambiente em que estamos vivendo, mesmo em nossas igrejas, irá determinar que continuaremos envolvidos com Deus. Nem sempre pessoas com as quais convivemos, por mais espirituais que elas possam ser, irão fazer-nos continuar a nos envolver com o Senhor e com a Sua obra.

Também, as experiências que já tivemos no passado, por mais bem sucedidas que elas tenham sido, não irão fazer-nos seguir em frente no objetivo de continuarmos envolvidos com Deus.

O apóstolo Paulo faz uma tremenda recomendação ao colega Timóteo, exortando-o a que ele continue envolvido com Deus e com a Sua obra até o fim dos seus dias. Paulo exorta Timóteo a que cumpra cabalmente, completamente, o seu ministério, vejam:


"...Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre fielmente o teu ministério..." 2 Tm.4.5

Interessante que assim como o apóstolo Paulo exorta um colega a que permaneça envolvido com Deus até o fim dos seus dias também, o mesmo apóstolo, no mesmo livro e no mesmo capítulo, lamenta a perda de um outro colega, que não era menos precioso para ele. Vejam:


"...Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica..." 2 Tm.4.9 e 10

O QUE ACONTECEU COM O NOSSO IRMÃO DEMAS ?

Vamos analisar a vida desse irmão e, apesar da pouca informação de que dispomos, iremos tentar entender o que aconteceu com ele:

PRIMEIRO

Demas vivia num excelente ambiente No verso 24 de Filemon e no verso 14 do capítulo 4 de Colossenses, percebemos nitidamente que o ambiente em que Demas vivia era dos mais saudáveis e propícios. Ouçam: "...Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas." Cl. 4:14 "...Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores...." Fl. 1:24 Demas encontrava-se num ambiente evangélico. Ele estava no meio de muitos irmãos crentes e, também, estava comunicando-se com outros tantos

SEGUNDO
Demas trabalhava numa excelente equipe de trabalho Também nestes 2 versos que eu citei, nós concluímos que Demas tinha pelo menos 3 amigos de altíssimo nível: Marcos, Lucas e Paulo. Me dá água na boca só de imaginar ser chamado de colaborador do apóstolo Paulo. Já imaginou? Você estar trabalhando com Paulo, com Lucas, com Marcos, sendo ajudados por esses irmãos preciosos, sendo exortado por eles....

TERCEIRO

Demas havia tido experiências muito bem sucedidas Não consta na Bíblia nenhum registro de experiências na Vida do nosso irmão Demas. Mas não dá para ser um colaborador de Paulo e não passar por várias experiências maravilhosas com Deus, não é verdade? Certamente o nosso irmão Demas tinha visto o livramento de Deus na vida deles de diversas maneiras. Eu não tenho dúvida de que Demas presenciou a operação de Deus em diversas situações. Mas, novamente, eu quero fazer esta pergunta:

O que aconteceu com o nosso irmão Demas ?

O fato é que a Palavra de Deus diz que Demas amou o presente século e abandonou o apóstolo Paulo!!! Mas que coisa !!! Um quadro tão propício, tão promissor !!! Um ambiente tão agradável e maravilhoso !!! Um circulo de amigos tão espirituais !!! Tantas experiências de ver o livramento de Deus nas suas vidas !! Por quê esse irmão não continuou sendo fiel e cada dia mais envolvido com Deus e com a Sua obra ? O quê terá motivado esse irmão a abandonar uma vida com Deus, e se envolver com as coisas do mundo?

RESPOSTA:

A Palavra de Deus, na verdade, não nos diz o quê, realmente, aconteceu com o nosso irmão Demas. A Palavra de Deus apenas nos diz o que ele fez, ou seja, Ele deixou de se envolver com Deus e se envolveu com práticas do mundo. Mas se a Palavra de Deus não fala sobre o que aconteceu, de fato, com Demas, ela fala sobre o colega de Demas, o apóstolo Paulo. Paulo era tremendamente envolvido com Deus e com a Sua obra !!! Paulo soube como ninguém, a valorizar as coisas eternas, as coisas de Deus e, por causa disso, tinha um grande envolvimento com Ele ! Paulo faz uma exortação em II Cor.4.18 e 19, que certamente o seu colega Demas não considerou,