Home Estudos Bíblicos Igreja Virtuosa
Igreja Virtuosa PDF Imprimir E-mail

A Igreja da Herança – Filha de Zelofeade ou de Laodiceia?

As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. (Nm 27:7)

A Bíblia relata a história de cinco mulheres especiais, de cinco filhas de Deus que não

se conformaram com a condição de exclusão sobre suas vidas e que foram precursoras em sua época. Me refiro as filhas de Zelofeade, as “filhas da herança”.

Zelofeade era da tribo de Manassés que acabou padecendo no deserto. Embora não tendo participado daqueles que “congregaram contra o Senhor”, Zelofeade morreu no seu próprio pecado, por acreditar nos espias murmuradores e descrentes(Nm 27:3). Porém diz a Bíblia que cinco de suas filhas achegaram-se a Moisés para reinvidicar a herança de seu pai. Até aquele momento, a lei hebraica só concedia direirto aos filhos, porém as filhas de Zelofeade não possuiam irmãos.
Diz as Sagradas Escrituras que Moisés levou a causa delas ao Senhor e intercedeu por elas. A resposta do Senhor foi positiva as filhas de Zelofeade. O livro de Salmos no cap 84 diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente (Sl 84:11b).
Por falaram e por viverem uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e recebreão a possessão por herança da parte do Senhor (Nm 27:7).
E através da vida e do pedido daquelas mulheres, todo aquele que não possuísse filho homem, sua herança passaria para a filha(Nm 27:8).
O nome delas era Macla,Noa,Hogla,Milca e Tirza.

Tanto a história das filhas de Zelofeade, bem como, o significado de seus nome possuem um significado espiritual para toda mulher que deseja seguir a Deus.

1) Macla – O nome da primeira filha é Macla qie significa confiança. O salmos 125 diz que aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre(Sl 125:1). Toda mulher deve ser “macla”, confiante em seus propósitos, que não se abala com as circunstãncias, nem esmorece ante as adversidades da vida. Macla é a mulher que confia no Senhor e por isso será bem aventurada(Sl 40:4)

2) Noa – Significa aquela que não se detém, que ninguém pode deter. É aquele que persevera em oração, que não é morosa, parada, detida ou interrompida. Noa é a mulher trabalhadora, que persevera em seu propósito e em conhecer Deus. É aquela mulher que crê até o fim, até que o plano de deus seja cumprido em sua vida e sob aqueles que o cercam. É a mulher determinada e cheia de fé como a sunamita dos tempos de Eliseu (2 Rs 4:8-37).

3) Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados , Amarrados aos cuidados deste mundo, mas que anda pela fé em deus todos os dias de sua vida. Por não ser “amarrada’ se assemelha a um “navio mercante que sai de um lugar a outro trazendo mantimento a sua casa (Pv 31:14-15) Hogla é a mulher abnegada, desprendiosa e fiel a Deus

4) Milca – Milca significa aquela que tem autoridade. Existe diferença entre ter autoridade e ser autoritária. Milca representa a mulher com autoridade sem ser submissa. Uma mulher respeitada por seus maridos, por seus filhos e por sua comunidade (Pv 31: 28-31)

5) Tirza – Por fim, Tirza, que significa delícia da vida e prazer de Deus. É a menina do seus olhos como Israel , a noiva(Igreja).
Aquela que tem o favor de Deus e que cuja graça resplandece a outros. É aquela mulher agradável que obedece ao Senhor e que tem prazer estar e se derramar diante Dele. É como Maria, irmã de Lázaro que preferiu adorar a Deus do que fazer outra coisa (Mt 26:6-13)

 


Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela retidão que tiveram a Deus(bastou só isso).

Seus nomes e significados testemunham o relato da mulher virtuosa de Provérbios 31. Uma mulher difícil de achar em nossos dias(Principalmente dentro da Igreja), mas existem(Dentro e Fora), uma mulher quase completa aos olhos de Deus.
Uma mulher que tem confiança de seu marido, que faz o bem, que trabalha(não é preguiçosa), que não se detém. Uma mulher moderna (sem ser mundana), mas temente a Deus. Que cuida sua casa(não da casa dos outros), que planta e se esforça. Que analisa e compra, mas com sabedoria. Uma mulher vigilante(atenta) e forte. Uma mulher misericordiosa e que não teme os maus dias. Uma mulher que veste as roupas da santidade com força e glória. Que fala com sabedoria e que acima de tudo é louvada pelos seus, pelos de fora e por Deus(Pv 31:10-31)

 

Nunca esquecendo de que isso também figura a Igreja de Cristo.

Como a noiva perfeita e escolhida pelo príncipe da paz.

Uma igreja virtuosa que merece ser recompensada pelo seu trabalho e pela sua dedicação.

Uma mulher que se porta com dignidade e não se suja.

Feliz e ansiosa por seu noivo sabendo que Deus será quem os unirá para sempre.

 

A Igreja de hoje (uma grande maioria) esta com labirintite...

Perdeu o rumo e não consegue parar em pé.

Cai ali, tomba lá, e já o alimento não para mais no estomago.

Nem o remédio(Palavra) esta fazendo mais efeito...

O médico(Jesus) não poderá salvar muitos pois a doença esta se alastrando.

Os hospitais(congregações) estão cheios de aparelhos e seus prédios fortemente imponentes e belos, mas falta-lhes amor ao paciente.

Os recursos são maravilhosos, mas o trabalho é inútil porque se formaram só para ganhar dinheiro e estatus.

São como árvores bonitas, fortes, cheias de ramos, folhas e flores, mas os frutos por fora coloridos e belos são podres e doentes.

Esta também tem um nome e nome de mulher.

A Sra. Laodicéia, prima de Jezabel, que também teve cinco filhas, mais conhecidas como as virgens imprudentes (seus nomes foram até ignorados).

 Como você sabe...

Laodiceia está deixando o noivo do lado de fora batendo.

Laodiceia  está gerando muitos exemplos errados.

 

Mas Zelofeade continua dando um bom exemplo.

Seja também (Figuradamente) uma filha de Zelofeade e permita Jesus te chamar com carinho de ZELO.

Sua noiva amada

 

2 Co 9:2  A “Srta. Zelo”( O vosso Zelo) tem estimulado a muitos.

Coisa rara hoje em dia, não é mesmo?

Mas ainda sete mil não tem Labirintite(dobraram seus joelhos a baal).

E você... Você quer a atenção de Deus?

O que você pode fazer a seu respeito?

Só você é quem pode fazer algo... Vai seguir o bom ou o mau exemplo?(Zelofeade ou Laodiceia?)

Jesus dentro ou fora?

Prudente ou imprudente

Zeloso ou relaxado?

 Beijo no coração,

Pr.Luciano